Missões



APRESENTAÇÃO


A CNME é uma entidade que coordenara as ações da Convenção Batista Missionária Brasileira no serviço de abertura de novas frentes missionárias nacionais e internacionais, cruzadas evangelísticas das igrejas, comemoração alusiva ao Dia da bíblia. Abertura de novas igrejas segundo orientação do conselho observando o regimento interno da CBMB.


MISSÃO E VISÃO


O cumprimento do imperativo de Deus dado à Igreja, de proclamar com fidelidade o Evangelho a todas as nações, de modo contextualizado, pela persuasão e vivência por todos os meios possíveis, estabelecendo igrejas locais, para a Glória de Deus.





Pr. Adailson da Silva Velasquez
- Coordenador Nacional de Missões -


Consagração e filiação de novos missionários
Conforme aprovação do conselho, em reunião realizada no dia 07/01/2006 na Convenção Batista Missionária do Brasil, ficou decidido e registrado em ata, que a partir desta data só serão emitidas credenciais da CNME para missionários mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:

1. Ter feito o curso de Missiologia da Coordenadoria Nacional de Educação Ministerial da CBMB ou outro mediante apresentação de histórico e diploma.


2. Estar disponível para ser enviado ao campo pela CBMB, ou Igreja quando assim for convocado.



3. A Igreja a qual congrega deve estar em plena fidelidade com a CBMB no que diz respeito ao Plano Cooperativo (dízimo dos dízimos), Alvo de Missões (oferta missionária) e com a OME (Ordem de Ministros Evangélicos).



4. A credencial só será emitida pela CNME após o ato consagratório do (a) Missionário (a) solicitado previamente pela Igreja do mesmo. Isso não impede que ele (a) venha ser consagrado (a) pela igreja e receba da mesma uma credencial como missionário(a) local.


CAMPANHA NACIONAL DE MISSÕES 2010

TEMA: 
MISSÕES, PREÇO DE SANGUE.

DIVISA: 
APOCALIPSE 5:9


INTRODUÇÃO
 
A CBMB – Convenção Batista Missionária do Brasil junto à sua CNME – Coordenação Nacional de Missões e Evangelismo, realiza todos os anos a Campanha Nacional de Missões. O objetivo é despertar nas igrejas filiadas à nossa Convenção a paixão pela obra missionária de tal forma que, cada vez mais, tenham participação efetiva, através da intercessão missionária, do Alvo de Missões, do Proam e do envio de vocacionados para os campos. A oferta levantada durante a Campanha Nacional de Missões 2009 será destinada para o desenvolvimento e crescimento do trabalho missionário em nosso estado e no país.

 
DESENVOLVIMENTO PADRÃO

A Campanha Missionária nas Igrejas de nossa CBMB funcionam da seguinte forma:

As Igrejas recebem o Cartaz da Campanha Missionária com seu respectivo alvo bimestral.
Cada Membro da Igreja contribui no mínimo com R$ 1,00 (um real) para o alvo.
A liderança missionária da Igreja tem o papel importante de mobilizar a Igreja para que ela não somente alcance o alvo missionário, mas consiga ultrapassa-lo.
Essas ofertas serão enviadas bimestralmente para a CNME (Coordenação Nacional de Missões e Evangelismo) onde serão usadas para o desenvolvimento da obra missionária.

 
ORIENTAÇÕES AOS LÍDERES DE MISSÕES
1. ORE PELA CAMPANHA: Antes de planejar a Campanha Nacional de Missões, ore para que Deus o ilumine, a fim de que você possa ser usado por Ele para atingir o objetivo da Campanha. Não trabalhe sozinho – Procure pessoas da sua igreja que se interessam por missões e que possam ajudá-lo em seu trabalho (planejando e executando a Campanha). Forme uma equipe de apoio, que deverá participar das reuniões de planejamento e avaliação e estar bem informada sobre o que vai acontecer. Saiba que durante a Campanha Deus vai tocar sua igreja e ela sentirá um desejo muito ardente de fazer parte da obra missionária. Interceda também pelas pessoas que poderão ajudar na execução da campanha.

2. PLANEJE A CAMPANHA: Reúna-se com a sua equipe e defina as datas de início e encerramento da Campanha. Discuta as várias possibilidades de atividades missionárias para realizar durante a Campanha com a igreja, de maneira que cada membro se sinta envolvido e motivado a participar. Motive todos os ministérios da igreja a se envolverem na campanha. Se necessário, ofereça outras sugestões para que sua igreja se envolva de forma a produzir grande impacto.

3. EXECUTE A CAMPANHA: A cada dois meses devem ser arrecadados o alvo missionário, para isso reserve sempre o ultimo domingo de cada mês para falar sobre missões nas diversas atividades da igreja. Converse com o pastor sobre a possibilidade dos diversos ministérios da igreja participarem dos cultos, das atividades da igreja, durante o mês da campanha, apresentando atividades missionárias. Separe momentos de intercessão missionária durante as atividades. Se possível, recite em todas as atividades da igreja o tema e a divisa oficial da campanha. Decore a igreja com cartazes e faixas relacionados ao campo na Bahia e Brasil. Use a sua criatividade e, assim, glorifique a Deus. Logo a seguir, teremos algumas sugestões para inspirá-lo.

4. AVALIE A CAMPANHA: Depois de finalizada a Campanha, reúna a equipe que se envolveu, reveja os objetivos e compare os resultados. Examine se o objetivo foi atingido, o que precisa ser melhorado, se o material foi suficiente, quais os pontos fortes e pontos fracos da Campanha, etc. Após fazer isso, envie para a CNME - CBMB um relatório a respeito de sua experiência, com fotos e testemunhos da campanha para que publiquemos no site da CBMB.

 
SUGESTÕES E PRÁTICAS DE ATIVIDADES 

* Prepare a igreja para a campanha desde o mês de antecedente, através de avisos impressos no boletim, nos cultos e em todas as atividades da igreja com notícias de motivação e incentivo ao envolvimento de cada membro.

* Estimule o alvo a ser atingido pela sua igreja e, depois, crie cartazes, faixas, banners e espalhe em todas as dependências da igreja. Eles deverão informar:

1. O tema da campanha;

2. Os campos missionários;

3. O valor do alvo da oferta missionária da Igreja;

* Depois de estipulado o alvo da igreja, divida esse alvo entre todos os departamentos ou ministérios. Assim, todos irão se envolver para atingi-lo.

* Separe envelopes especiais para a oferta missionária da Campanha 2009, se possível, personalizados.

* Divulgue semanalmente, no boletim, em cartazes, nos avisos ou em outros meios, o valor arrecadado em cada departamento ou ministério, e compare com o alvo estipulado. Assim, todos visualizarão os resultados e se sentirão cada vez mais motivados a participar e contribuir.

* Confeccione o mapa do Brasil, destacando o campo missionário da CBMB, e coloque-o em um lugar bem visível. Este mapa também poderá ser utilizado no culto de abertura e encerramento da Campanha.

* Proporcione durante os cultos dominicais, as atividades semanais e a Escola Dominical um Momento Missionário – "MM". Esse "MM" é um espaço para recitar o tema e o lema da Campanha e para falar sobre missões. Ele deve ser breve e objetivo, a fim de que as pessoas gravem a notícia transmitida. Sugestões para o "MM":

1. Oferecer oportunidades para que os departamentos da Igreja tenham participação através de atividades missionárias que estão desenvolvendo; apresentações de corais ou conjuntos musicais de todas as idades, entoando canções com letras que falam de missões, encenações com mensagens missionárias, coreografia litúrgica baseados no tema da campanha;

2. Ler as cartas de missionários que estão nos campos de nossa CBMB (para isso, manter um contato prévio) com a CNME.

3. Explicar o porquê da Campanha de Missões e qual o objetivo;

4. Orar pela obra missionária na CBMB, na Bahia, no Brasil e no Mundo e pelos nossos missionários;

5. Realizar a "Cantina Missionária", com o objetivo de arrecadar fundos para atingir o alvo da oferta.

6. Durante o mês da Campanha, crie reuniões de intercessão missionária; relógio de oração missionário; adoção de uma família missionária para interceder e manter contato.

7. Separe momentos para evangelização nas ruas, praças, escolas, lares para idosos, etc.

8. Se possível, realize ou programe uma viagem missionária a um dos campos da CBMB.


Caro Pastor e Líder de Missões, motivem sua igreja a participar com entusiasmo! Com certeza, o amor missionário brotará cada vez mais no coração dos crentes e, assim, estarão cumprindo a missão que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou.

No amor de Cristo,
CBMB - CNME

Promotores de Missões Regionais


QUEM É O PROMOTOR DE MISSÕES DE UMA REGIONAL?
O Promotor de Missões é alguém a quem Deus chamou para uma tarefa muito especial, que é ajudar as igrejas de sua regional a desenvolverem sua consciência missionária, despertando-as para os desafios da evangelização do mundo. O Promotor é o elo entre as igrejas ou congregações locais e a CBMB. Sua atuação deve ser efetiva, contribuindo assim para que as Igrejas estejam sempre cooperando e atuando na obra de missões. O Promotor de Missões de uma Regional será escolhido pela liderança da Regional em parceria com a CNME. Este (a) administrará as arrecadações e o depósito dessas ofertas nas contas dos missionários enviados pelas igrejas de sua regional. 10% das ofertas arrecadadas pelo PROAM ficarão com a Promotoria de Missões desta, para manutenção do trabalho. Os Promotores enviarão mensalmente um relatório de todas as atividades para a CNME que supervisionará o trabalho realizado pelos Promotores nas regionais.

PERFIL DO PROMOTOR
 Ter convicção de sua salvação;
 Sentir-se chamado por Deus para o trabalho de Promotor de Missões;
 Dar bom testemunho cristão e ser membro ativo de sua igreja. Buscar o preparo espiritual através de um contato íntimo com Deus e Sua Palavra;
 Estar constantemente interessado nas publicações e notícias sobre as atividades missionárias da CBMB e evangelização do mundo;
 Estar presente em atividades promovidas pela CBMB e CNME como Encontros, Cursos, Treinamentos e Acampamentos de Promotores, Congressos Missionários, bem como outros eventos relacionados a Missões;
 Ter visão, iniciativa, comprometimento, autoconfiança, liderança, estar apresentável nas igrejas e comunicar de forma clara para que a mensagem atinja seu objetivo;
 Ter disponibilidade para falar sobre a obra missionária sempre que lhe for oferecida uma oportunidade;
 Manter seu cadastro sempre atualizado, facilitando assim a comunicação.
 Estar em plena comunicação com a CNME da CBMB.

PAPEL DO PROMOTOR DE MISSÕES DE UMA REGIONAL
 Selecionar vocacionados;
 Reunir periodicamente os missionários e líderes de missões de uma regional;
 Viabilizar programas de treinamento junto à Coordenação de Educação Ministerial;
 Promover palestras, encontros e atividades pertinentes a missões;
 Definir em oração juntamente com os integrantes selecionados, estratégias para a abertura de novos trabalhos na região com o apoio da CBMB e das Igrejas arroladas a esta regional;
 Providenciar Consagração dos treinados;
 Para os que já são consagrados, promover reciclagem;
 Apresentá-los o Projeto Plantar Igrejas da CBMB;
 Selecionar os missionários em condições de serem enviados;
 Enviá-los para o campo.

 Dados e Informativo Missionário
"Missões é o cumprimento do imperativo de Deus dado à Igreja, de proclamar com fidelidade o Evangelho a todas as nações, de modo contextualizado, pela persuasão e vivência por todos os meios possíveis, estabelecendo igrejas autóctones, para a Glória de Deus" (AMTB).

O Ministério de Missões ou Departamento de Missões
O Ministério de Missões ou Departamento de Missões é um ministério da Igreja e tem como responsabilidade especifíca manter acesa e ampliar a visão missionária da Igreja. Elaborar e cuidar do Orçamento de Missões. Promover Congressos e Conferências Missionárias. Manter a Igreja informada das necessidades e vitórias dos missionários e de seu desempenho no campo. Viabilizar a adoção de cada família missionária pelos grupos da Igreja para que mantenham correspondência e cuidado dos obreiros. Promover viagens missionárias, procurando usar os grupos musicais da Igreja, bem como sua membresia, visando envolver um maior número de pessoas em missões. Deve organizar Missões existentes, em Igrejas.

Propósito
1. – Definições
1.1 – Definição de Igreja Local 

Igreja local é uma comunidade de cristãos, salvos por Jesus Cristo, regenerados pelo poder do Espírito Santo, batizados, com identidade própria, que se reúnem em um determinado lugar para cultuar e louvar a Deus, estudar a Bíblia, desenvolver a comunhão cristã e promover a proclamação da mensagem de salvação a outras pessoas dentro ou fora de sua comunidade, região ou país em obediência à ordem de Cristo.

1.2 – Definição de Missões 
Missões é o ministério desenvolvido pela Igreja Local, através de agentes especialmente vocacionados e treinados para tal, além das suas fronteiras físicas ou culturais com o propósito de cumprir a Grande Comissão, proclamando de modo contextualizado por palavras e ações o Evangelho de Jesus Cristo por meio da evangelização, discipulado e ação social, e estabelecendo igrejas autóctones para a glória de Deus.

1.3 – Definição de Missões Urbanas 
Missões Urbanas é o esforço da Igreja Local em atingir pessoas nas cidades, particularmente os grandes centros com todas as suas peculiaridades, com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

1.4 – Definição de Missões Rurais
Missões Rurais é o esforço da Igreja Local em atingir pessoas nas áreas rurais (pequenas cidades, fazendas e sítios) com a mensagem do Evangelho de Jesus.

1.5 – Definição de Missões Transculturais 
Missões Transculturais é o esforço da Igreja Local em alcançar pessoas de outras raças, culturas e línguas, em outros países ou dentro do próprio território nacional, com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo de modo comunicativo e contextual, com a finalidade de plantar igrejas locais.

1.6 – Definição de Missionário 
Missionário ou missionária, em termos cristãos, é aquele, homem ou mulher, vocacionado por Deus e treinado para a obra específica de levar a mensagem do evangelho a outras pessoas, em sua própria cultura, ou em outro contexto cultural, através dos vários meios e práticas de proclamação da mensagem divina, através do envolvimento pessoal na realização deste ministério.

1.7 – Definição do Ministério de Missões 
O Ministério de Missões da Igreja é um grupo de trabalho, oração, pesquisa e estudos que se propõe a informar, inspirar, treinar, mobilizar e oferecer subsídios à Igreja para a realização da tarefa missionário em termos culturais e transculturais, subordinado à Equipe Pastoral (aos Pastores) e à Assembléia da Igreja.

2 – Propósito Bíblico de Missões 
• Procurar adoradores de Deus de todas as nações - Salmos 67; Apocalipse 5:9-10; Romanos 15:7-12; Efésios 1:3-6; João 4:23.
• Cumprir a Grande Comissão de Jesus - Mateus 28:19-20; Marcos 16:15-16; Atos 1:8.
• Compartilhar o amor de Cristo ao mundo - Mateus 9:36-38; Mateus 18:10-14.
• Levar pessoas à salvação e maturidade cristã através do discipulado cristão - João 3:16; Romanos 10:13-15; Efésios 4:12-16
• Atender às necessidades humanas dentro de uma visão holística (espiritual, material, social, educacional) - Mateus 22:37-39;Mateus 25:31-46.

3 – Características da Filosofia Missionária de um Ministério de Missões.
3.1 – Estratégias Objetivas do Ministério de Missões 

• Dar visão missionária à Igreja em geral;
• Educar a Igreja em Missões;
• Promover oração pela obra missionária;
• Acompanhar o treinamento de candidatos para a obra missionária;
• Avaliar e orientar a seleção de candidatos a missões;
• Recomendar candidatos a Missões;
• Avaliar o ministério dos missionários da Igreja;
• Estimular e administrar recursos financeiros para o sustento de missões;
• Incentivar e despertar vocação missionária;
• Promover a personalização dos missionários da Igreja.

3.2 – Responsabilidades do Ministério de Missões da Igreja 
• Estabelecer alvos, tanto a curto, a médio e a longo prazo, que sejam mensuráveis e que ao mesmo tempo envolvam um passo de fé. Os alvos deverão ser revistos anualmente.
• Desenvolver o interesse em oração pela evangelização do mundo, pela obra missionária em geral e pelos missionários sustentados integral ou parcialmente pela Igreja em particular, através dos meios de comunicação interna existentes, nos cultos e reuniões, na EBD, nos departamentos e organizações da Igreja.
• Educação Missionária da Igreja através da programação normal, dos meios de informação e comunicação interna disponíveis. De um programa de estudos na EBD, de contatos pessoais com missionários e campos e outros meios disponíveis e possíveis.
• Estimular a participação da Igreja na evangelização mundial através da Oferta Missionária de Fé e outros meios de participação financeira, bem como preparar e realizar o orçamento anual detalhado do Ministério de Missões
• Identificar, estimular, orientar, avaliar e recomendar candidatos, membros da Igreja, ao serviço missionário.
• Cuidar dos missionários da Igreja em suas necessidades tanto no campo quanto em visita ou férias, providenciando recepção, hospedagem e apoio pessoal.
• Avaliar criteriosamente o relacionamento das agências missionárias com a Igreja antes e depois de firmar convênio para o envio missionário ao campo, estabelecendo critérios definidos de cooperação.

Estratégias Missionárias
A estratégia missionária da Igreja deve estar calcada no conceito étnico do desafio missionário, sem desprezar a dimensão geográfica. Dentro desta estratégia alguns passos são tomados no sentido de dimensionar os alvos e prioridades da estratégia.

1 – Áreas - Alvo
Seguindo os princípios do texto de Atos 1:8 estabelecemos as seguintes dimensões da obra missionária:

Dimensão Local:
• JERUSALÉM
 – O desafio missionário da cidade da cidade local.

Dimensão Nacional
• JUDÉIA
 – o contexto brasileiro em geral, tomando-se em consideração as realidades urbana e rural.

Dimensão Continental
• SAMARIA
 – Países latino-americanos com a mesma herança histórica, mas diferenças lingüísticas, culturais e sociais (às vezes até rivais as nossas).

Dimensão Global
• CONFINS DA TERRA
 – A dimensão transcultural da obra missionária – povos de outra cultura, raça, língua, embora as vezes dentro das nossas fronteiras geográficas, priorizando os povos não alcançados.
1. Tribos indígenas do Brasil (Kadews e Terenas – MS, Yanomamis – AM, Outros)
2. América do Sul
3. África
4. Janela 10/40

2 – Prioridades Missionárias 
1. Evangelizar
2. Plantar Igrejas
3. Treinar Liderança (obra educacional)
4. Obras sociais

2.1 – Prioridade de atuação missionária 
1. Povos indígenas não alcançados no Brasil
2. Povos não alcançados na América Latina
3. Povos não alcançados na África
4. Povos não alcançados em outras regiões do exterior

2.2 – Prioridade de Pessoal 
1. Membros da Igreja
2. Membros de nossa Igreja casados com alguém de outra Igreja
3. Membros de outra Igreja Batista
4. Membros de outra Igreja Evangélica

Livros acerca de Missões 
1. Tochas de Júbilo (Editora Vida)
2. O Clamor do Mundo (Vida)
3. O Piloto das Selvas (Editora Betânia)
4. O Refúgio Secreto (Editora Betânia)
5. O Fogo Consumidor (Vida)
6. Paixão pelas Almas (Vida)
7. Evangelizemos o Mundo (Editora Vida)
8. Contos do Campo Missionário (Editora Vida)
9. O Apóstolo da Amazônia (Juerp)
10. Atrevi-me a Chamar-lhe Pai (Editora Vida)
11. Camboja – Preparados para Morrer (Editora Betânia)
12. Seqüestro em Angola (Mundo Cristão)
13. O Homem que Orava (CPAD)
14. O Totem da Paz (Editora Betânia)
15. O Segredo Espiritual de Hudson Taylor (Editora Mundo Cristão).
16. Senhores da Terra (Editora Betânia) e explicar quais os costumes da tribo mudados ou não depois da conversão.
17. Por Essa cruz Te Matarei (Editora Vida) e citar vinte métodos missionários de Bruce Olso, dizendo se concorda com tudo e porquê.
18. Ler e resumir os livros da série Lausanne (ABU Editora).
19. Ler A Chave para o Problema Missionário (Editora Missão Horizontes) e discutir qualquer idéia com a qual você não concorde.
20. A Igreja: O Povo de Deus (Edições Vida Nova) e escrever um trabalho de cinco páginas sobre a importância da igreja e de seu relacionamento com missões.
21. Costumes e Culturas (Edições Vida Nova)
22. O Fator Melquisedeque (Editora Vida)
23. Estudar o livro Plantar Igrejas (Edições Vida Nova)
24. Lírios entre Espinhos (Editora Missão Horizontes)

ATRIBUIÇÕES DE CADA FUNÇÃO DO DM
Presidente

O presidente é o líder de missões, mas está submisso à autoridade do pastor da igreja. Ele pode representar o Departamento de Missões nas reuniões da diretoria da igreja e de outros departamentos, objetivando a unidade do ministério missionário da sua comunidade eclesiástica. Além disso, o presidente deve:
• Organizar a promoção missionária na igreja local;
• Manter a unidade e eficácia dos departamentos missionários;
• Encorajar os membros do Departamento de Missões nas suas respectivas funções;
• Administrar as verbas destinadas ao Departamento de Missões, apresentando relatório mensal à igreja;
• Envolver os membros do Departamento de Missões, quando possível, nas visitas aos campos, sob a orientação das respectivas juntas missionárias;
• Promover e liderar as conferências missionárias na igreja.
• Precisa demonstrar ardor pela obra missionária e contagiar outros com a sua atuação. Elo entre a igreja e as agências missionárias.
Vice-PresidenteCabe ao vice-presidente assessorar e substituir o presidente em todas as ocasiões quando isso se fizer necessário. Além disso, é sua atribuição liderar as equipes de trabalho na Conferência Missionária e, em parceria com o presidente do Departamento de Missões, visitar as agências missionárias da Convenção Batista Brasileira e instituições teológicas.

Secretário
O secretário do Departamento de Missões deve fazer o registro das atas de todas as reuniões do Departamento e cuidar da correspondência. É sua tarefa empenhar-se para que haja um excelente fluxo de informações entre o Departamento de Missões e a igreja. Deve manter a agenda dos departamentos em dia, com todas as atividades, datas, horários etc., sempre de acordo com a agenda do pastor e da igreja. O secretário deve fazer contato periódico com os missionários mantidos pela igreja.

Tesoureiro 
O tesoureiro do Departamento de Missões deve fazer o registro das entradas e saídas do DM, depósitos, contas a pagar, manter atualizado o livro caixa, pasta de notas, prestações de contas e envio de ofertas e sustento dos missionários e ser responsabilizado por toda a área financeira do DM.

 Fale com a CNME
Endereço
Rua 1º de Janeiro, nº 11 - Uruguai - Salvador/BA - Cep: 40450-180

Fones
(71) 3314-0732 / 2223-9667 / 2223-9668

E-mails e Msn
cnme_@hotmail.com


ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO E DE SUA IGREJA!