terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS (Esboço de sermão)

A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS

(Rm. 5:20b) mas onde abundou o pecado superabundoua Graça!”

Introdução: No grego "charis" aparece no Novo Testamento mais de cento e cinqüenta vezes e é geralmente traduzida como "graça" em nossa Bíblia.
A graça: è um favor imerecido de Deus ao homem ou bênçãos imerecidas que vêm ao homem através de Jesus Cristo. Somos frutos da Graça de Deus.

1º) A lei e a graça (A lei foi feita por Moises a graça por Cristo)

GN 4.23.24 -E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete. (Gênesis 4.23-24)

Mateus 18,21-35 Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete

Aplicação: Se nesta época estivesse a lei de Moises  Lameque não viveria pra contar esta história a suas mulheres pois a lei é feita pra condenar mas a graça de Cristo pra nos tirar da condenação

2º) A graça através da justiça de Deus (Deus é justiça mas e amor também)

 GN3.6  Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Pergunta pra igreja: Que arvore era essa?
GN 3.22,23 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
Aplicação: Deus expulsou pq o homem poderia se tornar um pecador imortal (Rebelde p/ toda eternidade)
 A partir daí ele arquitetou um plano de salvação para o homem a redenção em Cristo Jesus
3º) A graça através de Jesus
Ef. 2:4 “Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela Graça sois salvos, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”

Ilustração: Da mãe que teve um filho e ele se tornou ladrão

Isaias 53.4-5"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras, fomos sarados."

(Ef. 2:8). “Porque pela Graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus!”.
(Rm. 5:20b) mas onde abundou o pecado superabundou
a Graça!”
Apelo- Deixe este mundo de pecado nesta noite e aceite a graça da salvação de Cristo sobre a tua vida

  Pr Ricardo 21.11.2010 Domingo

Nenhum comentário: