terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Quando Deus se cala (Salmos 13) (Esboço de sermão)

Quando Deus se cala (Salmos 13)
Introdução: O autor desse salmo demonstra claramente alguns sentimentos que estavam presentes em seu coração quando escreveu essa palavra. Ele sentia IMPACIÊNCIA, ANSIEDADE, REVOLTA, DEPRESSÃO.
O motivo disso era que ele estava clamando ao Senhor mas não estava tendo resposta. Sentia como se Deus tivesse esquecido dele (v1), como se Deus estivesse virando o Seu rosto (v1).
Estava passando por uma situação difícil e não entendia porque Deus não agia diante de seu problema, uma vez que ele era um fiel e clamava ao Deus vivo. Aplicação: às vezes, podemos ser acometidos pelos mesmos sentimentos que o salmista. Se isso acontece conosco, quais seriam as atitudes a serem tomadas diante de tal situação? O salmista, que sentiu na carne essa experiência, nos revela pelo menos 3 atitudes para tomarmos nessa situação. Muitos murmuram, outors desistem de Deus e ate desviam dos caminhos do Senhor

Que atitudes tomar quando Deus parece se calar
1-Não abandonar o clamor/não desistir (v.3)
Mesmo com o coração cheio de impaciência, ansiedade e até de revolta, ele tem um coisa clara em sua mente: “não pode parar de orar”, não pode desistir de continuar clamando.
Diferente de muitos de nós, que paramos de orar e desistimos com facilidade diante das situação nas quais não temos resposta imediata, o salmista continua a crer, continua a chamar Deus de “Meu Deus” e insiste em sua oração.
É como o exemplo de Daniel que orou 21 dias insistentemente até conseguir sua resposta. (mencionar o texto)

Diga pro seu irmão: Ei irmão não pare de clamar. Dá um gloria Deus bem forte nesta noite.
2- Não abandonar a confiança (v.5)
Sl 91.2 Diz: Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refugio e minha fortaleza, e nele confio.
Jr. 17.5 Diz: Maldito o homem que confia no homem.  Mas em Sl. 40.4 diz: Bem aventurado o homem que Poe a sua confiança no Senhor
Diga comigo nesta noite : A minha confiança esta no Senhor. Diga pro irmão que esta do seu lado : Ei irmão, confia somente no Senhor. Dá um gloria Deus bem forte.
3- Não abandonar o Louvor (v.6)
Sl 150.6 Porquanto tudo que tem fôlego louve ao Senhor
SL 66.1-2 Louvai a Deus com brados de júbilos, todas as terras, cantai a gloaria do seu nome; daí gloria ao seu louvor.
SL 66.4 Diz: Toda a terra te adorara, e cantará luovores, e cantara o teu nome
SL 66.8 Diz Bendizei, povos, ao nosso Deus e fazei ouvir a voz do seu louvor.Não pare de louvar, louve de todo o seu coração, cante a ele pq DELE por |Ele para Ele são todas as coisas.
Encerrar cantando “por Dele por Ele.
Autor-Pr Ricardo

Nenhum comentário: